Património com História

O estudo da história local permite aprofundar o conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram uma comunidade e que lhe conferem traços identitários e diferenciadores. Conhecer o passado das comunidades humanas permite a compreensão do tempo presente e permite, também, construir eixos de ação para um futuro sustentável.

A história da nossa comunidade é singular e confere-nos traços únicos que nos diferenciam das demais. Esta narrativa fala-nos de naufrágios, de reconquista, de batalhas e de resistência. Peniche é um lugar de castelos, de fortalezas, de muralhas e de baluartes. 

Os rostos e as mãos das suas gentes de antigamente espelham marcas de uma luta diária da lavoura da terra e da faina do mar. 

A história local narra histórias de lugares distantes, das Invasões Napoleónicas, das primeiras revoltas indígenas no Império Espanhol e outras mais, sem esquecer os grandes temas da história de Portugal, desde a reconquista cristã à resistência antifascista e, ainda, a mobilização contra a instalação da primeira central nuclear em território nacional.

A história de uma comunidade é condimento essencial para a coesão e para o sentimento de pertença. Uma comunidade que conhece a sua história e as suas raízes é orgulhosa de si mesma e valoriza o seu património e o seu território.

Investigação

Profissional para uma transmissão cultural do património. Conhecer o passado das Promovemos a realização de estudos técnico-científicos através de parcerias, tendo como objetivos o conhecimento da realidade patrimonial da região de Peniche, definindo medidas preventivas e o estabelecimento de metodologias.

Preservação

Promovemos a salvaguarda do património regional, através de mecanismos de atuação para assegurar a salvaguarda do património cultural. Esta narrativa fala-nos de naufrágios, de reconquista, de batalhas e de resistência. Peniche é um lugar de castelos, de fortalezas, de muralhas e de baluartes.

Conservação

Estudo da história local permite aprofundar o conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram uma comunidade e que lhe conferem traços identitários e diferênciadores. Conhecer a sua história e as suas raízes é orgulhosa de si mesma e valoriza o seu património e o seu território.

Estudo e Defesa do Património

Actuamos com a prevenção e promoção de estudos técnico-científicos através dos nossos associados e em colaboração com Universidades, Centros de Investigação e outras entidades.

Incluindo as pesquisas de técnicas construtivas e de experimentação em património, o estudo do património cultural, e o levantamento e registo do património cultural imaterial da nossa região.

Divulgação e valorização do Património

É através das recriações históricas, animações, onde se valoriza a história, as pessoas, os eventos, a cultura, os costumes e as artes e ofícios locais. 

Utilizados como instrumento de estudo, valorização e divulgação do património da região, potenciando-o com esta oferta cultural como factor de desenvolvimento da região.

Recreação

Reproduzir a história, os eventos, a cultura, os costumes e os ofícios locais. A valorização e divulgação do património da região, potenciando-o a oferta cultural como factor de desenvolvimento.

Animação e Teatro

Educar a sociedade oferecendo atividades que enriqueçam e melhorem a percepção dos participantes, tornando-as partes integrantes de uma história passada.

Artes e Ofícios

Para uma conservação e preservação da nossa identidade histórica e cultural, oferecendo e divulgando os ofícios únicos da nossa terra.

Deixe-se contagiar pela História

Na Patrimonium são as pessoas e os nossos associados que fazem com que tudo seja possível!

Protocolos

Parcerias