Património com Geologia

Peniche reúne características únicas que sempre despertaram o interesse da comunidade científica, tendo sempre sido alvo de diversos estudos. A península de Peniche representa, inclusive, o local mais conhecido em relação ao Jurássico Inferior de Portugal. Além disso, todo o concelho é rico em locais de interesse geológico, nomeadamente a granítica Berlenga; o afloramento da brecha vulcânica da Papôa; o Liásico de Peniche, onde se observa a passagem do Pliensbaquiano ao Toarciano na Ponta do Trovão, recentemente escolhido pela ICS (Comissão Internacional de Estratigrafia) para representar o estratótipo global desse andar; o Planalto da Cesareda.

Os locais de interesse geológico estão muitas vezes ameaçados e sujeitos a destruição, seja por causas naturais, como a erosão, como também em resultado de atividades humanas, como a exploração desmedida dos recursos geológicos, a má gestão das atividades turísticas e recreativas, a recolha de amostras geológicas para fins não científicos ou pelo simples desconhecimento do público em geral.

Por estas razões, torna-se cada vez mais necessário um sistema de ações que passam pela inventariação, avaliação, conservação, valorização, divulgação e monitorização de todo o Património geológico existente em determinada área, para que a sua importância seja reconhecida.

Investigação

Profissional para uma transmissão cultural do Património. Promovemos a realização de estudos técnico-científicos através de parcerias, tendo como objetivos o conhecimento da realidade Patrimonial da região de Peniche, definindo medidas preventivas e o estabelecimento de metodologias.

Preservação

Promovemos a salvaguarda do Património regional, através de mecanismos de atuação para assegurar a salvaguarda do Património cultural. Esta narrativa fala-nos de naufrágios, de reconquista, de batalhas e de resistência. Peniche é um lugar de castelos, de fortalezas, de muralhas e de baluartes.

Conservação

Estudo da história local. Permite aprofundar o conhecimento sobre os acontecimentos, que marcaram uma comunidade, e que lhe conferem traços identitários e diferenciadores. Conhecer a sua história e as suas raízes é orgulha-la de si mesma, e valorizar o seu Património e o seu território.

Estudo e Defesa do Património

Atuamos com a prevenção e promoção de estudos técnico-científicos através dos nossos associados e em colaboração com Universidades, Centros de Investigação e outras entidades.

Incluindo as pesquisas de técnicas construtivas e de experimentação em Património, o estudo do Património Cultural, e o levantamento e registo do Património Cultural Imaterial da nossa região.

Divulgação e valorização do Património

É também através das recriações históricas e das animações que podemos valorizar a História, as pessoas, os eventos, a Cultura, os costumes, as artes e ofícios locais. 

Utilizados como instrumento de estudo, valorização e divulgação do património da região, potenciando-o com esta oferta cultural como fator de desenvolvimento da região.

Recreação

Reproduzir a história, os eventos, a cultura, os costumes e os ofícios locais. A valorização e divulgação do património da região, potenciando-o a oferta cultural como fator de desenvolvimento.

Animação e Teatro

Educar a sociedade oferecendo atividades que enriqueçam e melhorem a perceção dos participantes, tornando-os partes integrantes de uma história passada.

Artes e Ofícios

Para uma conservação e preservação da nossa identidade histórica e cultural, oferecendo e divulgando os ofícios únicos da nossa terra.

Deixe-se contagiar pela História

Na Patrimonium são as pessoas e os nossos associados que fazem com que tudo seja possível!

Protocolos

Parcerias