Património com Arqueologia

Temos desenvolvido a nossa atividade arqueológica nos domínios da salvaguarda e minimização de impactos resultantes de trabalhos de obra, investigação e educação patrimonial.

Da nossa experiência fazem parte importantes trabalhos arqueológicos precavendo mais de uma dezena de intervenções deste tipo em pouco menos de 7 anos em todo o Concelho, vindo a estudar materiais arqueológicos e marcando presença em congressos da especialidade.

No âmbito da educação patrimonial tem desenvolvido com as escolas concelhias várias semanas do património local focando a importância da arqueologia e a necessidade da salvaguarda e valorização do património. 

Contribuindo ainda no leccionamento da disciplina de Arqueologia, História Local e Identidade Marítima.

Investigação

Profissional para uma transmissão cultural do património. Conhecer o passado das Promovemos a realização de estudos técnico-científicos através de parcerias, tendo como objetivos o conhecimento da realidade patrimonial da região de Peniche, definindo medidas preventivas e o estabelecimento de metodologias.

Preservação

Promovemos a salvaguarda do património regional, através de mecanismos de atuação para assegurar a salvaguarda do património cultural. Esta narrativa fala-nos de naufrágios, de reconquista, de batalhas e de resistência. Peniche é um lugar de castelos, de fortalezas, de muralhas e de baluartes.

Conservação

Estudo da história local permite aprofundar o conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram uma comunidade e que lhe conferem traços identitários e diferênciadores. Conhecer a sua história e as suas raízes é orgulhosa de si mesma e valoriza o seu património e o seu território.

Estudo e Defesa do Património

Actuamos com a prevenção e promoção de estudos técnico-científicos através dos nossos associados e em colaboração com Universidades, Centros de Investigação e outras entidades.

Incluindo as pesquisas de técnicas construtivas e de experimentação em património, o estudo do património cultural, e o levantamento e registo do património cultural imaterial da nossa região.

Divulgação e valorização do Património

É através das recriações históricas, animações, onde se valoriza a história, as pessoas, os eventos, a cultura, os costumes e as artes e ofícios locais. 

Utilizados como instrumento de estudo, valorização e divulgação do património da região, potenciando-o com esta oferta cultural como factor de desenvolvimento da região.

Recreação

Reproduzir a história, os eventos, a cultura, os costumes e os ofícios locais. A valorização e divulgação do património da região, potenciando-o a oferta cultural como factor de desenvolvimento.

Animação e Teatro

Educar a sociedade oferecendo atividades que enriqueçam e melhorem a percepção dos participantes, tornando-as partes integrantes de uma história passada.

Artes e Ofícios

Para uma conservação e preservação da nossa identidade histórica e cultural, oferecendo e divulgando os ofícios únicos da nossa terra.

Deixe-se contagiar pela História

Na Patrimonium são as pessoas e os nossos associados que fazem com que tudo seja possível!

Protocolos

Parcerias