Património com Recreação

A Recriação Histórica consiste em “realizar e reproduzir certos aspetos ou feitos do passado com a indumentária da época, tratando de reproduzir o ambiente adequado”, sendo este o
culminar dum período de estudo e aprendizagem do passado.

Através desta disciplina, são realizadas atividades várias que permitem uma revalorização e rentabilização dos recursos patrimoniais históricos e culturais seculares locais. 

A Recriação Histórica é igualmente um fator de desenvolvimento local, através do envolvimento da comunidade local é incutida uma consciencialização da importância da sua história que, ao torná-la viva, dá corpo a um instrumento de desenvolvimento de vários sectores da região.

A divulgação dos destinos de Recriação Histórica, leva também os responsáveis destes e sua administração local a valorizar o seu património e a potenciá-lo com ofertas culturais diversificadas nos espaços envolventes, que extravasam as tradicionais festividades.

Como garante de “alimento” às fileiras da Recriação Histórica local, a Associação Patrimonium prepara, e nalguns casos tem já a decorrer, várias iniciativas de formação, a saber; danças medievais, animação, teatro, figuração, esgrima medieval e tiro com arco histórico.

Como complemento, têm sido dadas conferências, colóquios, palestras e apresentações sobre um grande leque de temas referentes ao património físico, cultural, arqueológico e etnográfico
da região.

Divulgação e Valorização do Património

É através das recriações históricas, animações, onde se valoriza a história, as pessoas, os eventos, a cultura, os costumes e as artes e ofícios locais. 

Utilizados como instrumento de estudo, valorização e divulgação do património da região, potenciando-o com esta oferta cultural como factor de desenvolvimento da região.

Consciencialização

A elevada carga histórica da região de Peniche requer um envolvimento activo da população, assim aligeirar os estudos realizados e divulgar os mesmos para um entendimento e orgulho do património regional. 

Exposição

Difusão de conhecimentos e combina-los numa plataforma de reconhecimento geral para população, através de acções vívidas como as recriações e as animações difundido as artes e ofícios locais.

Preservação

Preservar os aspectos culturais do nosso povo e região, combinados com estudos científicos e simplificando a comunicação para assim se conservar o passado e compreender o nosso presente.

Estudo e Defesa do Património

Pela prevenção e promoção de estudos técnico-científicos através de pesquisas de técnicas construtivas e de experimentação em património, o estudo do património cultural, e o levantamento e registo do património cultural imaterial da nossa região.

 

Arqueologia

Estudo do antigo e do passado recente da nossa humanidade, através de materiais deixados ao longo dos séculos.

Geologia

Estudo da crosta terrestre, suas matéria, estruturas e texturas. As sua formação e alterações que ocorreram desde sua origem.

História

Preservar os aspectos culturais do nosso povo e região, para assim entender o passado para compreender o nosso presente.

Deixe-se contagiar pela História

“A História repete-se, a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa”.
Karl Marx

Protocolos

Parcerias