Património com Artes e Ofícios

As Artes e os Ofícios estão interligados na sociedade e refletem as capacidades e vivências das pessoas, por isso deverá ser um sector estimulado. A arte é a expressão do estado de espírito do artista, por isso muitas vezes incompreendido.

Daí a dificuldade muitas vezes na sua compreensão e divulgação, motivo pelo qual deveremos divulgar e promover todas as formas de arte: Da pintura à escultura, da fotografia à literatura, entre outros… Tendo aqui uma lista infindável, desde o mais tradicional ao mais moderno. 

A região possui artista e artesãos que constituem a ideia de afirmação comunitária, onde valorizar os mesmos significa valorizar um Património, não só Cultural, mas também Social e Económico, com uma importância vital para a construção da Identidade Artística local.

Divulgação e Valorização do Património

É também através das recriações Históricas e das animações, que podemos valorizar a História, as pessoas, os eventos, a Cultura, os costumes, as artes e ofícios locais. 

Utilizados como instrumento de estudo, valorização e divulgação do Património da região, potenciando-o com esta oferta cultural como fator de desenvolvimento da região.

Consciencialização

A elevada carga histórica da região de Peniche requer um envolvimento ativo da população. Aligeirando os estudos realizados, e divulgando os mesmos, para um entendimento e orgulho do património regional. 

Exposição

Difusão de conhecimentos numa plataforma de reconhecimento geral para população, através de ações vívidas, como as recriações e as animações, difundido as artes e ofícios locais.

Preservação

Preservar os aspetos culturais do nosso povo e região, combinando-os com estudos científicos, e simplificando a comunicação para assim se conservar o passado, e compreender o nosso presente.

Estudo e Defesa do Património

Pela prevenção e promoção de estudos técnico-científicos através de pesquisas de técnicas construtivas e de experimentação em Património, o estudo do Património Cultural, e o levantamento e registo do Património Cultural Imaterial da nossa região.

 

Arqueologia

Estudo do antigo e do passado recente da nossa humanidade, através de materiais deixados ao longo dos séculos.

Geologia

Estudo da crosta terrestre, da sua matéria, estruturas e texturas. A sua formação, e alterações que ocorreram desde sua origem.

História

Preservar os aspetos culturais do nosso povo e região, para assim entender o passado, para compreender o nosso presente.

Deixe-se contagiar pela História

Na Patrimonium são as pessoas e os nossos associados que fazem com que tudo seja possível!

Protocolos

Parcerias