Bem-Vindo á Patrimonium, o centro de Estudos e Defesa do Património da Região de Peniche

A PATRIMONIUM – Centro de estudos do património da região de Peniche fundada em 1997, rege-se pelo princípio da liberdade de opinião, uma associação sem fins lucrativos e tem como principais objectivos a contribuição para o estudo, divulgação, defesa e valorização do Património. Seja ele Histórico, Documental, Artístico, Monumental, Arqueológico, Etnografico, Cultural, Arquitectónico como também o Património Natural, Biológico, Geológico e Geográfico. Incluindo o vasto e importante património arqueológico subaquático da região de Peniche. 

É nosso dever contribuir para elevar o nível cultural e social da comunidade da região de Peniche. Munidos de técnicos especializados e qualificados, em todas as áreas abrangentes pelas nossas acções de defesa e divulgação do património. Cabe ainda aos deveres cívicos e profissionais desta Associação, promover a conservação e arquivo de documentos materiais e ou imateriais relacionados com o património da região, permitindo a divulgação das investigações e estudos realizados nesse âmbito. 

A associação está consciente das necessidade urgente da defesa do amplo património presente na região de Peniche, assumindo um papel activo de nortear as acções directamente para a comunidade e o público. Convidando todos a conhecerem, contribuírem e dinamizar este projecto patrimonial. E tenha um papel activo, aqueles que connosco queiram elevar o Património a cultura e a natureza de esta região de Peniche.

Associação Patrimonium Peniche

Direção

Luis Rendeiro

Presidente
Arqueólogo / Geólogo

Adriano Constantino

Vice-Presidente
Arqueólogo / Geólogo

Paula Fourenço

Presidente Conselho Fiscal
Arqogo

Daniela Andrade

Presidente Assembleia
Arqogo

Os nossos pilares

Preservação Promovemos a salvaguarda do património regional, através de mecanismos de atuação para assegurar a salvaguarda do património cultural. Esta narrativa fala-nos de naufrágios, de reconquista, de batalhas e de resistência. Peniche é um lugar de castelos, de fortalezas, de muralhas e de baluartes.

Investigação profissional para uma transmissão cultural do património. Conhecer o passado das Promovemos a realização de estudos técnico-científicos através de parcerias, tendo como objetivos o conhecimento da realidade patrimonial da região de Peniche, definindo medidas preventivas e o estabelecimento de metodologias.

Estudo da história local permite aprofundar o conhecimento sobre os acontecimentos que marcaram uma comunidade e que lhe conferem traços identitários e diferenciadores. A história de Peniche começou com as primeiras comunidades humanas da Pré-história, longa e valiosa. Conhecer a sua história e as suas raízes é orgulhosa de si mesma e valoriza o seu património e o seu território.

 

Institucional

Com os objetivos fundamentais, de contribuir para o estudo, divulgação, defesa e valorização do património histórico, documental, artístico, monumental, arqueológico, etnográfico, natural, cultural e outros, da região. E também contribuir para a elevação do nível cultural e social das populações.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Objetivos

A Patrimonium esteve sempre no ativo, tendo varias direções. No dia 6 de Julho de 2014 foi eleita uma nova direção presente com sangue novo, e motivação para divulgar a associação as gerações seguintes, e guiá-la para o futuro.

Missão

Promovemos a realização de estudos técnico-científicos através de parcerias, tendo como objetivos o conhecimento da realidade patrimonial da região de Peniche.

Visão

Património herdado da região de Peniche, com o maior rigor e abrangência de todos on intervenientes para uma valorização do território nacional.

Pela sua beleza e pelo seu enquadramento, pelas suas coleções e pela sua programação cultural, são espaços que transmitem valore

Protocolos

Parcerias